Extraordinário

gg

Extraordinário, realmente é esse o título perfeito para o próprio. Nenhum título combinou tanto assim com um livro, a minha humilde opinião.

Alguém me disse um dia que quando as pessoas choram vendo um filme, música, texto ou algo do tipo, não costuma ser só por uma simples emoção. As vezes o filme, a data, essas coisas conseguem traduzir o que sentimos de uma maneira tão profunda que nem dá pra explicar.

Ou, por causa da emoção, por menos que ela seja, isso acaba funcionando como um botão para nossos sentimentos escaparem. Como se fosse a gota que faltava pra fazer transbordar. De acordo com Aristóteles, o teatro tinha para o ser humano a capacidade de libertação, pois quando via as paixões representadas, conseguia se libertar delas.

Catarse então era o estado de purificação da alma, experimentada pela plateia através das diversas emoções transmitidas no drama. Usaremos o meu segundo exemplo (do parágrafo que começa com “ou”), para falar o que esse livro foi pra mim. Ele foi minha catarse. E com certeza o motivo de ele ter feito tanto sucesso na época é que ele foi uma catarse pra muita gente por aí.

Extraordinário é lindo e incrível. É uma história que você se identifica porque todo mundo já sofreu com os efeitos de uma escola nova, todos já quiseram ser outra pessoa ou mudaram sua imagem pra sempre, todos já quiseram sumir, parar de estudar ou nascer de novo. E é isso que o torna tão delicioso: o livro traduz desejos extraordinariamente comuns.

hhh

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s